quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Regrinhas de convivência

Quando chegam na sala nova, as crianças tendem a explorar tudo o que estão vendo.
Alunos novos e antigos começam a conviver e muitas vezes, muitas mesmo, acontecem conflitos dentro da sala de aula. Os motivos são os mais diversos: brinquedos, espaço, temperamento, atenção....
É muito importante conversar com as crianças o que é ou não correto fazer, porquê podemos ou não tomar certas atitudes e fazer com eles os combinados para a turma.
Pensando nisso, procurei na internet diversas regrinhas que se encaixariam ao temperamento da minha turminha, que era bem quente!!
Achei estas no blog http://cantinholudicodagre.blogspot.com/search/label/regrinhas, adaptei a realidade da minha turminha e complementei com mais algumas que achei necessário.
Estou postando para quem estiver interessado.
Espero que gostem!!














Levei estas figuras e colei duas folhas de papel cartão (amarela e vermelha). Depois de conversarmos sobre as regras que devemos seguir para uma boa convinência, eles colocaram o que devíamos fazer no lado amarelo da folha e o que não devemos no lado vermelho.


Cada vez que algum aluno desrespeitava os nossos combinados eu levava ele até o cartaz e mostrava qual regrinha ele não havia cumprido. Deu uma boa melhorada no comportamento da turma.
Para a turminha deste ano acrescentarei mais duas regrinhas.



5 comentários:

  1. Gostei desta forma de falar sobre as regrinhas!

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  2. Muito bom. Assim, a própria criança identifica seu erro, fundamentada nas próprias regras que ela ajudou a criar. Parabéns! Se tivesse uma criança nesta faixa etária eu gostaria que a mesma recebesse este tipo de orientação.

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  3. Adorei. Como mãe adoraria que a minha filha tivesse acesso à um ensino deste modo, pois acredito que quando a criança participa da elaboração das regras, ela compreende rapidamente onde ela cometeu o erro. Além disso o modo como ela foi conduzida ao quadro é muitíssimo importante, pois de modo algum se percebeu a intenção de humilhá-la mas de levá-la ao entendimento de infrigir os combinados.

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