sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Planejamento anual para creches 2011

No início do ano letivo, as escolas montam o projeto pedagógico que vai orientar os professores durante todo aquele ano.
Mas, e as creches? tem algum projeto para trabalhar com crianças em creches públicas.
Sim.............as creches, com o passar dos anos, vem perdendo cada vez mais a concepção assistencialista que tanto a caracterizava e dando espaço para discussões sobre o papel do educador dentro da instituição e qual a melhor proposta pedagógica para orienta-los junto às crianças.
O projeto pedagógico de uma creche deve ser cuidadosamente elaborado, com objetivo de desenvolver a criança nos mais divesos aspectos. O bem-estar físico e emocional do aluno deve ser a principal meta.
A creche que eu trabalho montou o projeto pedagógico deste ano com base nos objetivos principais da Campanha da Fraternidade de 2011 que é  "FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA".
Além das atividades do dia-a-dia, faremos uma campanha para a preservação do meio ambiente.
Este projeto servirá como base para o professores fazerem adaptações para a faixa etária da sua turma.


Fraternidade e a vida no planeta


Planejamento Anual – 2011

1.    Identidade e Autonomia

·         Objetivos
Ø  Contribuir para a promoção da cultura da fraternidade entre as crianças, a família e a comunidade;
Ø  Despertar o senso de Justiça, honestidade, verdade, tolerância, paciência, direito e dever, compreensão e perdão dentre as crianças;


·         Conteúdos trabalhados
Ø  Eu e os outros;
Ø  Regras de Convivência.


·         Sugestões de atividade
Ø  Conhecer e explorar o próprio corpo;
Ø  Trabalhar os cuidados que devemos ter com os matérias de uso individual e coletivo;
Ø  Desenvolver jogos sociais individuais e coletivos;
Ø  Respeitar regras elementares de convívio social;
Ø  Brincadeiras que envolvam ações de cooperação e solidariedade (ajudar os colegas).

2.    Linguagem oral e Escrita

·         Objetivos
Ø  Apropriar-se cada vez mais da fala como meio de se expressar, comunicar pensamentos, representar o mundo e atuar sobre ele;
Ø  Desenvolver a capacidade de ouvir reproduzir e transmitir histórias contadas;
Ø  Ampliar o vocabulário;
Ø  Estimular o apreço pela leitura;
Ø  Distinguir letras de outros sinais e símbolos gráficos;
Ø  Reconhecer e grafar as letras do prenome (primeira letra);
Ø  Distinguir a que produto pertence os rótulos apresentados;

·         Conteúdos trabalhados
Ø  História infantil;
Ø  Música;
Ø  Poesia;
Ø  Dramatização;
Ø  Prenome;
Ø  Alfabeto Móvel;
Ø  Arte e pintura.


·         Sugestões de atividades
Ø  Histórias;
Ø  Poesias;
Ø  Músicas;
Ø  Rodinhas (desenvolver a linguagem oral);
Ø  Jogos de audição (bandinhas);
Ø  Blocão;
Ø  Chamadinha;
Ø  Trabalhar as letras do Alfabeto;
Ø  Teatro de fantoches (desenvolver a liguagem oral através da dramatização);
Ø  Pinturas.

3.    Linguagem Matemática

·         Objetivos
Ø  Estabalecer aproximações com algumas noções matemáticas presentes no cotidiano da criança, como contagem oral e relações espaciais;
Ø  Desenvolver o conhecimento sobre cores primárias e secundárias (mistura das cores primárias) e formas geométricas (quadrado, círculo e triângulo, retângulo e oval);
Ø  Desenvolver a capacidades de agrupamento ou separação de elementos por semelhanças ou diferenças;
Ø  Capacidade de Identificar as posições dentro/fora, em cima/embaixo, aberto/fechado, perto/longe e ao lado em relação ao próprio corpo.

·         Conteúdos trabalhados
Ø  Agrupamento, seleção e classificação;
Ø  Os números (1 ao 5 Maternal I e 1 ao 10 Maternal II);
Ø  Cores;
Ø  Formas;


·         Sugestões de atividades
Ø  Contagem oral através de jogos, músicas e brincadeiras;
Ø  Confecção de quebra – cabeças;
Ø  Jogos da memória de cores, formas e números;
Ø  Brincadeiras com caixas de papelão, tampas diversas e garrafas;
Ø  Noções de tempo (dia/noite,dias da semana e calendário)
Ø  Brincadeiras utilizando diversos espaços;
Ø  Blocos lógicos;
Ø  Empilhar, rolar, encaixar e transvasar (alinhavar);
Ø  Trabalhar noções de grande/pequeno, Maior/menor, igual/diferente.

4.    Natureza e Sociedade

·         Objetivos
Ø  Reconhecer que a preservação do meio ambiente é a melhor forma de preservação da própria vida, de acordo com os princípios da Campanha da Fraternidade de 2011;
Ø  Contribuir para a conscientização das pessoas sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas;
Ø  Explorar o meio ambiente, respeitando a natureza;
Ø  Observar os fenômenos da natureza (chuva, sol, ventos, trovoadas...);
Ø  Conhecer as estações do ano e suas principais características;
Ø  Identificar as partes do corpo e suas funções;
Ø  Conhecer os principais cuidados que devemos ter com o nosso corpo para a preservação da saúde;
Ø  Desenvolver percepções tátil, olfativa, gustativa, auditiva e visual através de experiências;
Ø  Desenvolver o gosto por uma alimentação saudável como forma de preservação da saúde;
Ø  Reconhecer a família e os grupos sociais em que estamos inseridos.


·         Conteúdos trabalhados
Ø  Meio Ambiente (animais, plantas e o ser humano)
Ø  Fenômenos da Natureza;
Ø  Hábitos de Higiene;
Ø  Alimentação;
Ø  Eu
Ø  Minha família;
Ø  Minha Creche;
Ø  Minha comunidade;
Ø  Meios de transportes (regras de trânsito);
Ø  Meios de Comunicação;
Ø  Estações do ano (primavera, verão, outono e inverno);
Ø  Datas Cívicas.

·         Sugestões de atividades
Ø  Jogos coletivos que envolvam o toque do próprio corpo e do coleguinha;
Ø  Pesquisas sobre diversos temas;
Ø  Músicas, passeios e brincadeiras;
Ø  Histórias;
Ø  Uso do espelho (observação do próprio corpo e dos colegas);
Ø  Rótulos e embalagens relacionadas a alimentação e higiene pessoal.

5.    Movimento

·         Objetivos
Ø  Experimentar os limites do corpo (rolar, engatinhar, arrastar, pular, correr...);
Ø  Experimentar movimentos amplos (lentos, rápidos...);
Ø  Desenvolver coordenação motora fina;
Ø  Desenvolver equilíbrio;
Ø  Conhecer os diversos esportes.

·         Sugestões de atividades
Ø  Rasgar;
Ø  Colar;
Ø  Amassar;
Ø  Dobrar;
Ø  Dançar;
Ø  Cantar;
Ø  Relaxar;
Ø  Jogos pedagógicos;
Ø  Brincadeiras no parquinho com diversos materiais(cordas, cones, pneus, bambolês, bolas...).


6.    Artes visuais, sonoras e plásticas

·         Objetivos
Ø  Desenvolver a criatividade e o senso crítico;
Ø  Desenvolver o gosto por pinturas, desenhos, modelagens e as diversas formas de manifestações artísticas;
Ø  Explorar os materiais recicláveis através da arte.


·         Sugestões de Atividades
Ø  Faz de conta (dramatizações e confecção de roupas);
Ø  Brincadeiras de roda;
Ø  Pinturas livres;
Ø  Modelagens com massinhas e argila;
Ø  Brincadeiras com areia, terra, tinta, caixas, madeiras...;
Ø  Usar suportes gráficos, como: jornais, revistas, encartes de lojas;
Ø  Brincadeiras com fantoches e de casinha;
Ø  Atividades com materiais diversos, tais como: lápis de cera, algodão, botões, barbantes, espumas...
Ø  Pintura em diferentes texturas, tais como: lixas, folhas, tecidos linhas...
Ø  Utilizar materiais recicláveis e da natureza para atividades artísticas, como folhas, troncos velhos, gravetos...


“Se você tem metas para um ano, plante arroz. Se você tem metas para 10 anos, plante uma árvore. Se você tem metas para 100 anos, eduque uma criança. Mas Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio Ambiente.”
Confûcio

7 comentários:

  1. AMEI, ESTOU ORGANIZANDO UM NOVO PLANEJAMENTO DE CRECHE COM NOVO OLHAR QUE DEVEMOS TER PARA AS CRECHES.

    ANA LUCIA

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI MUITO DO SEU PLANEJAMENTO SOU NOVA NA AREA E VOU PRECISAR DE ALGUMAS DICAS SE FOR POSSIVEL.DEPOIS DA ADAPTAÇÃO O QUE EU COMEÇO A TRABALHAR COM AS CRIANÇAS DO MATERNAL 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciane.....normalmente...durante o período de adaptação eu começo fazendo algumas atividades lúdicas com as crianças para ter uma visão melhor do que eles já sabem.....depois disso começo sempre trabalhando pelas cores......com histórianhas e experiências....depois passo para as formas...sempre partindo do que é conhecido por eles....sempre dá certo!!! Espero que tenha ajudado!!! Bjão!!!

      Excluir
  3. GOSTEI MUITO SE FOR POSSIVEL DA PRA VC ME DAR UMAS DICAS SOU NOVA NA AREA DEPOIS DA ADAPTAÇÃO O QUE PASSO PARA CRIANÇAS DE CRECHE DO MATERNAL 1

    ResponderExcluir
  4. simplesmente mto bom estou montando um projeto de pesquisa e d tds q eu acessei ate agora esta foi o q eu mais me identifiquei..... parabéns....

    ResponderExcluir
  5. Lindo seu Blog, estou começando o meu mas ainda não sei deixar assim tão fofo.

    ResponderExcluir
  6. Parabens pelo blog,achei maravilhoso, preciso de atividades de corpo e movimento para criancas de 3 anos e artes , por favor
    bjo sueli

    ResponderExcluir

Gostou???? Comente então!!!!
Se não tiver blog..deixe seu e-mail para que eu possa retornar o carinho!!!