terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Livro: CRECHES: CRIANÇAS, FAZ DE CONTA & CIA

O desafio de pensar uma proposta pedagógica para a creche, orientadora das ações dos educadores que nela trabalham, deve ser enfrentado se quisermos fazer avançar a concepção assistencialista que históricamente a tem caracterizado. Podemos assim ancorar a prática da creche em princípios voltados para uma visão da criança com ser ativo construindo conhecimentos sobre o mundo e sobre sí mesma.
Baseados principalmente nos trabalhos de Vygotsky e Wallon, as autoras apresentam uma concepção de desenvolvimento infantil para embasar uma propósta pedagógica.
A organização do tempo e do espaço na creche, a discussão de alternativas de atividades para as crianças e a reflexão sobre situações cotidianas ocorridas na sala são temas apresentados para um diálogo com o educador da creche. a expectativa é que este leia, reflita, concorde ou discorde dos pontos expostos, levando exemplos e questões para discutir com outros educadores. Aí sim, estaria ocorrendo a construção coletiva de uma proposta de trabalho.

2 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog,... e gostaria de receber novidades sobre creche. Estou como coordenadora já há três anos em CEI/EMEI. meu nome é Soraia e meu e-mail é... soraiacaciano@hotmail.com

    ResponderExcluir

Gostou???? Comente então!!!!
Se não tiver blog..deixe seu e-mail para que eu possa retornar o carinho!!!