Foi bem legal!!!
Projeto: Brincar: Um novo olhar
Público-alvo: Alunos da Educação Infantil
Período: Durante o ano letivo
Justificativa:
O brincar é de extrema importância no desenvolvimento do ser humano. Brincar na infância, mais ainda. Além de ser algo natural para as crianças, também é cultural.
É através do brincar que se iniciam os seus relacionamentos e se apropriam de elementos culturais.
A brincadeira de faz-de-conta, tão comum no universo infantil, presta-se a muitas funções no desenvolvimento delas, como: apropriação de regras sociais, habilidades sociais, comunicação, autoconfiança, entre outras.
Uma instituição envolvida com o desenvolvimento global do educando reconhece que “(...) o brincar é um elemento base para a educação física, emocional e intelectual da criança” (Valle-2005), oportunizando no dia-a-dia o ato de brincar. E utiliza jogos e brincadeiras relacionados às técnicas de ensino, para que haja aproximação ao “universo infantil”.
Vygotsky (1991) explica que serve também como uma ferramenta da mente, permitindo à criança dominar o seu próprio comportamento. O descobrir e interagir das brincadeiras contribuem para o desenvolvimento cognitivo, incluindo habilidades de controle.
Considerando que “brincar é o processo educacional mais completo, pois influencia o intelecto, as emoções e o corpo” oportunizem as crianças variadas brincadeiras.
Objetivo geral:
· Incentivar o ato de brincar, reconhecendo sua importância no desenvolvimento global do ser humano.
Objetivos específicos:
· Desenvolver habilidades e competências cognitivas, pessoal, produtiva e social;
· Criar condições para o conhecimento, descobertas e ressignificações de novos sentidos, valores, ideias, costumes e papeis sociais, trabalhando o ser integralmente;
· Oportunizar orientações à família quanto a importância do brincar;
· Contemplar o trabalho e apreciações dos resultados;
Conteúdos englobados:
· Educação física: Através das atividades de brincadeiras e coordenação motora;
· Linguagem: identificando as regras de alguns jogos;
· Matemática: Através de jogos como bolinha de gude e a amarelinha
· Identidade e autonomia: formação social e pessoal;
Dicas de Desenvolvimento:
· Brincadeiras de casinha;
· Brincadeiras com jogos (quebra-cabeça, memória, cartas, trilhas...);
· Brincadeiras com alinhavos;
· Brincadeiras coletivas (roda, corre-cutia, pique-pega, pique-esconde, meus pintinhos, seu lobo, dança das cadeiras...);
· Brincadeiras em grupos (amarelinha, bolinha de gude, pipa...);
· Teatro de bonecos;
· Brincadeiras com músicas (Dança das caveiras, morto-vivo, boneca de lata...);
Avaliação:
A avaliação acontecerá durante todo o processo, através de reflexão do trabalho em desenvolvimento direcionando a ação planejada.
Será diária, contínua e comprometida com a melhoria do aprendizado e desenvolvimento do aluno e com o repensar da prática pedagógica.
É necessário observar, registrar e relatar os avanços, as dificuldades, o percurso trilhado, as perspectivas e necessidades apresentadas a fim de servir de excelente instrumento para a reelaboração de novas práticas.
Referências bibliográficas
· AMARANTES, M. 2007. Importância do brincar na aprendizagem infantil. Revista de Educação Infantil – CRIAR. Ano 3, nº 15;
· NASCIMENTO, S. K. 2006. Brinquedoteca na escola especial. Revista de Educação Infantil – CRIAR. Ano 2, nº11;
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