domingo, 6 de março de 2011

Projeto: Brincar: Um novo olhar

Este projeto foi montado pela Secretaria de Educação da cidade onde eu moro, para ser trabalhado com as creches e turmas de educação infantil.

Foi bem legal!!!


Projeto: Brincar: Um novo olhar

Público-alvo: Alunos da Educação Infantil

Período: Durante o ano letivo

Justificativa:
O brincar é de extrema importância no desenvolvimento do ser humano. Brincar na infância, mais ainda. Além de ser algo natural para as crianças, também é cultural.
É através do brincar que se iniciam os seus relacionamentos e se apropriam de elementos culturais.
A brincadeira de faz-de-conta, tão comum no universo infantil, presta-se a muitas funções no desenvolvimento delas, como: apropriação de regras sociais, habilidades sociais, comunicação, autoconfiança, entre outras.
Uma instituição envolvida com o desenvolvimento global do educando reconhece que “(...) o brincar é um elemento base para a educação física, emocional e intelectual da criança” (Valle-2005), oportunizando no dia-a-dia o ato de brincar. E utiliza jogos e brincadeiras relacionados às técnicas de ensino, para que haja aproximação ao “universo infantil”.
Vygotsky (1991) explica que serve também como uma ferramenta da mente, permitindo à criança dominar o seu próprio comportamento. O descobrir e interagir das brincadeiras contribuem para o desenvolvimento cognitivo, incluindo habilidades de controle.
Considerando que “brincar é o processo educacional mais completo, pois influencia o intelecto, as emoções e o corpo” oportunizem as crianças variadas brincadeiras.

Objetivo geral:
·         Incentivar o ato de brincar, reconhecendo sua importância no desenvolvimento global do ser humano.


Objetivos específicos:
·         Desenvolver habilidades e competências cognitivas, pessoal, produtiva e social;
·        Criar condições para o conhecimento, descobertas e ressignificações de novos sentidos, valores, ideias, costumes e papeis sociais, trabalhando o ser integralmente;
·       Oportunizar orientações à família quanto a importância do brincar;
·       Contemplar o trabalho e apreciações dos resultados;

Conteúdos englobados:
·         Educação física: Através das atividades de brincadeiras e coordenação motora;
·         Linguagem: identificando as regras de alguns jogos;
·         Matemática: Através de jogos como bolinha de gude e a amarelinha
·         Identidade e autonomia: formação social e pessoal;

Dicas de Desenvolvimento:
·         Brincadeiras de casinha;
·         Brincadeiras com jogos (quebra-cabeça, memória, cartas, trilhas...);
·         Brincadeiras com alinhavos;
·        Brincadeiras coletivas  (roda, corre-cutia, pique-pega, pique-esconde, meus pintinhos, seu lobo, dança das cadeiras...);
·         Brincadeiras em grupos (amarelinha, bolinha de gude, pipa...);
·         Teatro de bonecos;
·         Brincadeiras com músicas (Dança das caveiras, morto-vivo, boneca de lata...);


Avaliação:
A avaliação acontecerá durante todo o processo, através de reflexão do trabalho em desenvolvimento direcionando a ação planejada.
Será diária, contínua e comprometida com a melhoria do aprendizado e desenvolvimento do aluno e com o repensar da prática pedagógica.
É necessário observar, registrar e relatar os avanços, as dificuldades, o percurso trilhado, as perspectivas e necessidades apresentadas a fim de servir de excelente instrumento para a reelaboração de novas práticas.


Referências bibliográficas
·         AMARANTES, M. 2007. Importância do brincar na aprendizagem infantil. Revista de Educação Infantil – CRIAR. Ano 3, nº 15;
·         NASCIMENTO, S. K. 2006. Brinquedoteca na escola especial. Revista de Educação Infantil – CRIAR. Ano 2, nº11;
·         MELLO. R. C. 2006. A brincadeira a serviço da educação. Revista de Educação Infantil – CRIAR. 2006, nº11; 

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