segunda-feira, 14 de março de 2011

Músicas para o dia-a-dia na Creche

Eu sei o quanto é dificil para os professores novos se acostumarem com a rotina de uma creche. Mesmo os com mais experiência (fiquei 7 anos em escola), quando chegam numa creche se enrolam. A rotina é completamente diferente. Tem a hora do café, do almoço, do descanso, do café novamente, do banho, da janta.....Ufa!!! E entre estes horários, temos que fazer as atividades do planejamento, cantar, brincar, levar ao banheiro (os que já vão) e trocar fraldas. Nem sei quem disse que trabalhar em creche é mais fácil!!!!!
Pois é.......
Por isso, eu estou colocando aqui umas musiquinhas que eu costumo cantar com a minha turminha.
Tem musiquinha pra tudo.........é uma das maneiras de mantê-los sempre atentos!!!!
A minha turma gosta muito de musica.......e olha que eu nem tenho uma voz tão boa assim!!!! Sou bem desafinada!!!
Espero que elas ajudem!!!!!!
Bjão!!!!!!

Músicas para o dia-a-dia da creche


Para trabalhar na rodinha
Chegada:
Bom dia (boa tarde) amiguinho, como vai?
A nossa amizade cresce mais!
Faremos o possível para sermos bons amigos!
Bom dia (boa tarde) amiguinho, como vai?

Dias da Semana:
·         Sete dias a semana tem, sete dias a semana tem.
 Uma passa e a outra logo vem, Uma passa e a outra logo vem.
Domingo, segunda, terça, quarta-feira, quinta, sexta, sábado!

·         Hoje é............(dia da semana), que dia feliz!
Tantas coisas bonitas a tia nos diz!
Cantemos felizes, a canção do dia!
Hoje é .........(dia da semana), dia de alegria!

Chamadinha:
·         Tchibum, tchibum, Chalalala,
Tchibum, tchibum, Chalalala,
O peixe quer nadar, a ave quer voar,
E eu só quero amar, o amor que existe em mim,
Alô, alô (dizer o nome da criança), gosto de você!

·         “Perdi meu anel no mar.
Não pude mais encontrar.
E o mar que trouxe a(o) ...(dizer o nome do aluno),
De presente para brincar.”
(quando todos os alunos já tiverem colocado o seu nome na chamadinha, a música termina assim).
“Parou na goela da baleia, ou foi no dedo da sereia,
Ou quem sabe o pescador encontrou o anel e deu para o seu amor!”

·         O (letra correspondente ao nome da criança) é uma letrinha que se encontra no ABC,
.........(nome da criança que tenha a letra dita no início da música) você não sabe como eu gosto de você!

·         Meu nome é bonitinho, eu vou mostrar!
Lá na chamadinha eu vou colocar!
Com atenção e muito carinho!
Vou colocar o meu nome bem direitinho!

Janelinha do tempo
·         A janelinha fecha quando está chovendo!
A janelinha abre se o sol está aparecendo!
Fechou, abriu, fechou, abriu, fechou, abriu!
O guarda-chuva abre quando está chovendo!
            O guarda-chuva fecha se o sol está aparecendo!
Abriu, fechou, abriu, fechou, abriu, fechou!

Para o trenzinho
·         O trenzinho subiu a serra
Foi parar lá na estação
Bebeu água e lavou a cara
Encheu a barriga de carvão!

·         Lá vai o trem, vai subindo pelo monte!
Lá vai o trem, vai subindo pelo monte!
Ele vai por aí, piui-piui!
Ele vai por aí, piui-piui!
Café com pão, bolacha não!
Café com pão, bolacha não!
Chique, chique, choque, choque,
Bota lenha, põe carvão!

·         Eu já sei, eu já sei fazer o trenzinho
É atrás, é atrás do amiguinho!

·         Nossa fila é um trenzinho,
Cada um tem o seu lugar!
Vou andando bonitinho,
Não precisa empurrar!

Para a hora de guardar os brinquedos
·         Está na hora, está na hora,
De guardar os brinquedinhos!
Vamos juntos, vamos juntos,
Deixar tudo arrumadinho!

·         Cata aqui, cata ali, vamos ajudar!
Nossa sala deve ser como nosso lar!

Para a hora do lanche
·         Meu lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer!
Para ficar fortinho, para ficar fortinho!
E crescer, e crescer!
Agora eu presto muita atenção!
Para o meu lanchinho não cair no chão!


Para a hora de relaxar
Vou, vou, vou, vou ficar quietinho
Para descansar esse meu corpinho!
Já brinquei, brinquei sem parar
O meu corpinho agora precisa descansar!


Para a hora da saída
·         Está na hora da saída, eu preciso ir embora!
A mamãe já está chegando!
Vou para casa sem demora!

·         Tchau tia .....(falar o nome da professora), mamãe chegou!
Contente para casa agora eu vou!
Tchau tia .....(falar o nome da professora), mamãe chegou!
Contente para casa agora eu vou!
Chalalalalá eu não vou só!
Chalalalalá eu não vou só!
Eu vou com Deus! Eu vou com Deus!





  

40 comentários:

  1. hum, ajudou-me muito as musiquinhas... mas não sei o ritmo!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite :) As músicas são muito bonitas mas não tenho a melodia...será que podia dizer?

    ResponderExcluir
  3. Professora sim, tia não! muita gente precisa ler este livro
    se nós não nos valorizarmos quem vai????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei como é na sua escola, com o seus alunos, mas como eu trabalho em creche e eles são muito pequeninos eu custo a ser chamada de tia....normalmente sou chamada de mãe. Isso me deixa muito feliz porque mãe é para a criança uma coisa que tem tanto valor, que quando sou chamada assim sinto o quanto eles me querem bem. Mas, fica a dica do livro....vou ler com certeza!

      Excluir
  4. adorei as musicas,e em relaçao a tia ou professora,que a nossa amiga citou ai,nao e questao de valorizar,tia e um nome carinhoso para as crianças,ate porque nao presisamos provar para eles que somos professores ,eles sabem disso,quando chegarem na quinta serie,ninquem chama de tia,e sim professora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Sou sim chamada de tia...e gosto muito...meus alunos me respeitam mais me chamando de tia do que muitos alunos por aí que chamam os seus de professores. Respeito não tem rótulo.

      Excluir
  5. Gostei das musiquinhas mas qual a melodia? É meu primeiro ano trabalhando em EMEI e não sei cantar as musiquinhas, já procurei na internet as letras mas não consigo cantar porque não sei o ritmo vc pode me ajudar? Meu email é ju.mari@terra.com.br

    MAristela

    ResponderExcluir
  6. gostei das musicas, mas qual o ritmo?

    ResponderExcluir
  7. eu sou de angola e tambem tenho uma creche. La as criancas chaman todas de tia eu gostei das letras mas nao sei onde encontrar as melodiasfoi a youtub e nao encontrei porfavor ajudame

    ResponderExcluir
  8. Também sou professora e estou em uma creche, é verdade a rotina é bem diferente de uma escola, mas é muito gostoso ficar junto com os pequeninos. Seu blog é muito bom, gostei das suas musicas. Bjs!!!

    ResponderExcluir
  9. lindas as musiquinhas amei...estou precisando muito delas, mas tenho que saber da melodia pra eu poder trabalhar com elas!!

    ResponderExcluir
  10. Você poderia informar a melodia? Se são parecidas com a melodia de Pirulito que bate, bate ou Terezinha de Jesus ou algo do tipo. Por favor, aguardo seu contato. Meu email é anita.nunes.silva@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. gostei muito das musicas , mas não sei a melodia. pode por favor mandar- as para mim.

    ResponderExcluir
  12. Eu adorei mas não sei cantar as músicas...vou tentar colocar um ritmo..valeu muito ter nos ajudado! Quanto a ser chamada de tia pelas crianças, eu amooooo, é carinhoso e sei que eles gostam muito de mim. Quando estiverem maiores saberão nos chamar de professora, claro!

    ResponderExcluir
  13. Trabalho em uma creche municipal, amei as musicas, pois terei uma para cada momento com a turma, mas preciso saber as melodias... tentarei colocar um ritmo, mas ajudaria muito se tivesse a melodia.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  14. manda por favor a melodia??? ritinhakf@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá........to tentando arrumar um vídeo com as melodias....minha irmã mais nova vai cantar para mim.........pq minha voz é muito esquisita......somente os meus alunos me aguentam....kkkkkkk........aguardem!!!!

      Excluir
  15. Olá :-) Adorei as músicas, pode enviar-me as melodias e ritmos?
    veronica.s.fonseca@hotmail.com. OBrigada

    ResponderExcluir
  16. Ola...esse vídeo ja foi postado? Gostaria de conhecer as melodias...obrigada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda não terminei os vídeos...colocarei assim que estiverem prontos!!

      Excluir
  17. ola gostei muito gostaria de saber a melodia

    ResponderExcluir
  18. Olá gostei muito do seu blog, também gostaria muito de ter as musiquinhas com as melodias, me ajudariam muito mais, obrigada por ter essa atenção conosco. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  19. E o vídeo com as melodias??? Também gostei muito do blog. Obrigada por nos dar este presente.

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de saber a melodia das musicas, alguém já sabe pra me informar ?????

    ResponderExcluir
  21. Adorei as musiquinhas, mas também não sei a melodia, alguem já sabe pra me informar ????

    ResponderExcluir
  22. ESTAREI ESPERANDO AS MELODIAS ADOREI AS LETRAS

    ResponderExcluir
  23. Estou precisando muito dessas música, porém não sei as melodias, se puder me ajudar enviando para meu e-mail agradeço
    Beijinhos Mirieli Carvalho
    mycarvalho.gtn@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Estou precisando muito dessas músicas, porém não sei a melodia. Se puder me envie por favor? Mirieli
    mycarvalho.gtn@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Já tem o vídeo com as melodias???

    ResponderExcluir
  26. Melodias, melodias, necessito das melodias!!!!! rsrsrsrrs
    Amei as sugestões , todas lindinhas.

    ResponderExcluir
  27. Na minha eterna procura por algo diferente para meus alunos encontrei seu blog...Adorei... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  28. muito lindo eu trabalho Parabéns!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. ola adorei as musiquinhas, poderia me passar as melodias e ritimo delas, meu email é julianojalmeida@gmail.com.

    ResponderExcluir
  30. Oi boa noite. Onde posso encontrar os vídeos com as melodias?
    Meu email é keilianemmartins@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Oi, gostei das músicas. Não precisa de vídeo se elas forem cantadas na melodia de outras existentes. Basta vc dizer a qual musica associar.

    ResponderExcluir
  32. Oi boa noite. Onde posso encontrar os vídeos com as melodias?
    olliveira.ritta@gmail.com

    ResponderExcluir

Gostou???? Comente então!!!!
Se não tiver blog..deixe seu e-mail para que eu possa retornar o carinho!!!