terça-feira, 26 de junho de 2012

Nascimento de um irmão

A chegada de um irmão é um momento que envolve comemoração para a família, mas, em muitos casos, gera insegurança para o filho mais velho que se vê prestes a dividir seu espaço físico e a atenção amorosa dos pais. Porém, com alguns cuidados, a situação delicada passa a ser um momento de celebração.
É importante que o irmão mais velho participe dos prepararivos para a chegada do irmão mais novo. Se a criança se sente incluída nos preparativos, como opinar sobre as cores e roupas do enxoval, decoração do quarto, nome da criança, ela também pasa a esperar o irmão de maneira saudável, sem rivalidade e é possível surgir sentimentos de carinho nesse processo.
Caso seja necessário dividir o quarto ou fazer mudanças relacinadas à rotina da criança (como ir para aa escola) é melhor que ela sempre seja feita antes da chegada do bebê para que a criança não relacione a chegada do irmão as "perdas" e tenha tempo de se adaptar à nova rotina.
O irmão mais velho pode apresentar alguns comportamentos, como querer voltar a tomar mamadeira, chupar chupeta, voltar a fazer xixi na cama ou ser agressivo com o bebê. Tais telações devem ser observadas e contidas em caso de agressões ao irmão mais novo.
Incentivos para que o irmão mais velho "ajude" a cuidar do irmão podem aproximar a relação dos dois irmãos, que a princípio pde ser complicada, mas geralmente melhora muito nos meses seguintes.

Fonte: Ciranda da Diversidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou???? Comente então!!!!
Se não tiver blog..deixe seu e-mail para que eu possa retornar o carinho!!!