sexta-feira, 15 de junho de 2012

Hospitalização

Ficar em um hospital é  difícil em qualquer período da vida e se intensifica quando falamos de uma criança. A hospitalização deixa a criança em um estado de fragilidade emocional e corporal por conta do adoecimento, o que pode gerar medo, depressão, atitudes infantilizadas e apatia. Além disso, a criança se vê afastada de sua rotina, ficando em uma posição de passividade e deconforto.
Brincar neste contexto passa a ser uma tentativa de melhorar o período de internação, criando melhores condições psicológicas para as crianças, pois diminue a ansiedade, faz com que elas entrem em contato com sua realidade de forma mais amena e simbólica, evitando assim um maior sofrimento. Nesse sentido, o brincar auxilia as crianças a enfrentarem o drama que está passando.
Alguns hospitais oferecem programas para crianças hospitalizadas, como recreação (para diminuir o tempo ocioso da criança), atividades lúdicas (instrumento terapêutico), atendimento pedagógico (para que a criança não permaneça longe da escola), brinquedoteca e visitas de palhaços. Todas essas atividades surgem na tentativa de amenizar o desconforto diante da hospitalização.
Fonte: Ciranda da Diversidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou???? Comente então!!!!
Se não tiver blog..deixe seu e-mail para que eu possa retornar o carinho!!!