domingo, 1 de abril de 2012

02 de Abril - Dia do Autismo

      O autismo infantil é um transtorno do desenvolvimento neurológico que manifesta-se antes dos 3 anos de idade, e é mais comum em meninos que em meninas e não necessariamente é acompanhado de retardo mental pois existem casos de crianças que apresentam inteligência e fala intactas.
     É uma alteração cerebral que afeta a capacidade da pessoa de se comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente em que vive.
    A causa do autismo não é conhecida, a maioria dos casos não tenha nenhuma causa óbvia, alguns podem estar relacionados a uma infecção viral (por exemplo, rubéola congênita ou doença de inclusão citomegálica), fenilcetonúria (uma deficiência herdada de enzima), ou a síndrome do X frágil (uma dosagem cromossômica).
   Principais características dos autistas:
  • Uma criança autista prefere ficar só, não forma relações pessoais íntimas;
  • Evita contato fisico e visual;
  • Resiste às mudanças na sua rotina, é excessivamente presa a objetos familiares e repete continuamente certos atos e rituais (movimentos esteriotipados);
  • Algumas parecem fechadas e distantes;
  • Dificuldade em compartilhar as emoções e demonstrar a reciprocidade social e emocional;
  • Dificuldade em iniciar ou manter uma conversa. A criança pode começar a falar depois de outras crianças da mesma idade.Pode não conseguir - por não poder ou não querer - falar nada. Pode repetir as palavras que são ditas a ela (ecolalia) e inverter o uso normal de pronomes, principalmente usando o tu em vez de eu ou mim ao se referir a si própria.
  •  Age como se fosse surdo;
  • A maioria das crianças autistas tem desempenho intelectual desigual, assim, testar a inteligência não é uma tarefa simples.Normalmente se saem melhor nos itens de desempenho (habilidades motoras e espaciais);
  • Uma variante do autismo, às vezes chamada de desordem desenvolvimental pervasiva de início na infância ou autismo atípico, pode ter início mais tardio, até os 12 anos de idade. Assim como a criança com autismo de início precoce, a criança com autismo atípico não desenvolve relacionamentos sociais normais e freqüentemente apresenta maneirismos e padrões anormais de fala. Essas crianças também podem ter síndrome de Tourette, doença obsessivo-compulsiva ou hiperatividade;
  • Riso inapropriado;
  • Dificuldade de resposta aos métodos normais de ensino;
  •  Acessos de raiva - demonstra extrema aflição sem razão aparente;
  • Não demonstra real noção de perigo e mostra-se insensível aos ferimentos, inclusive podendo ferir-se intencionalmente; 
      Quando os pais de uma criança autista descobrem que seu filho é autista muitas vezes cultivam durante algum tempo ainda a esperança de que ele ira recuperar-se completamente. Algumas famílias negam o problema e mudam de profissional até encontrar alguém que lhes diga um outro diagnóstico. Como seres humanos a dor sentida pode ser superada, nunca apagada, mas a vida deve manter seu curso. Hoje mais do que antigamente há recursos para tornar as crianças autistas o mais independente possível. A intervenção precoce, a educação especial, o suporte familiar e em alguns casos medicações ajudam cada vez mais no aprimoramento da educação de crianças autistas. A educação especial pode expandir suas capacidades de aprendizado, comunicação e relacionamento com os outros enquanto diminui a freqüência das crises de agitação. Enquanto não há perspectiva de cura podemos desde já melhorar o que temos, o desenvolvimento da qualidade de vida de nossas crianças autistas.
http://www.autismoinfantil.com.br/
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?44
http://www.psicosite.com.br/tra/inf/autismo.htm

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