Projeto: Era uma vez...
Público-alvo: Alunos da Educação Infantil
Período: Durante o ano letivo
Justificativa:
Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador. Cheio de mistérios e surpresas, sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina.
É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que temos uma das possibilidades de formarmos o leitor. É na exploração da fantasia e da imaginação que se instiga a criatividade e se fortalece a interação entre texto e leitor.
A literatura infantil não pode ser vista somente como incentivo à formação do hábito de ler. Para que a obra literária seja utilizada como um objeto mediador de conhecimento, ela necessita estabelecer relações entre teoria e prática, possibilitando ao professor atingir determinadas finalidades educativas.
Para tanto, uma metodologia baseada em um ensino por projetos é uma das possibilidades que tem evidenciado bons resultados no ensino de língua materna.
Objetivo geral:
· Promover o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. O incentivo do adulto (pais e professores) deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro.
Objetivos específicos:
· Desenvolver o gosto em ouvir e recontar histórias;
· Conhecer diversos autores brasileiros;
· Conhecer diversas obras relacionadas a autores brasileiros;
Conteúdos englobados:
· Português: Desenvolvimento da linguagem oral;
· Artes: Dramatizações das obras;
Dicas de Desenvolvimento:
· Hora da história: Os alunos ouvirão as histórias que mais gostam;
· Conversa sobre os diversos autores brasileiros da literatura infantil: Ruth Rocha, Ziraldo, Mauricio de Souza, Ana Maria Machado...
· Solicitar que as crianças deem um novo final a história lida;
· Fazer textos coletivos utilizando figuras sequenciadas;
· Montar o cantinho da leitura, onde os alunos poderão ver e rever os livros e revistas e aprender a melhor maneira de manuseá-los sem estragar;
· Levando o Zé do livro para casa:
O Zé é um boneco que gosta muito de ouvir histórias com as crianças. Cada dia, um aluno levará para casa o boneco Zé e um livro que mais goste para ser lido para eles pelos pais ou responsáveis.
No dia seguinte este aluno trará o boneco e recontará para a turma a história levada para casa e o que ele e o boneco fizeram naquele dia.
· Confeccionar com a turma um livro ilustrado de poesias e músicas trabalhadas durante o ano;
Avaliação:
· A avaliação será continuada levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento dos alunos com as atividades do tema;
Sugestão de poesias e músicas trabalhadas na ilustração do livro:
· As Abelhas (Vinicius de Moraes);
· O girassol (Vinicius de Moraes);
· O relógio (Vinicius de Moraes);
· Leilão de Jardim (Cecilia Meirelles);
· A Arca de Noé (Vinicius de Moraes);
· O leão (Vinicius de Moraes);
· A casa (Vinicius de Moraes);
· A História da Gata (Saltimbancos);
· A Galinha (Saltimbancos);
· O caderno (Toquinho);
· Ursinho de Pelúcia (Toquinho);
· Gente tem nome e sobrenome (Toquinho);
· A Cachorrinha (Vinicius de Moraes);
· As Borboletas (Vinicius de Moraes);
· A sopa (Palavra Cantada);
· Dona árvore (Bia Bedran);
· Tudo azul (Bia Bedran);
· A Bailarina (Cecilia Meirelles);
· Ou isto ou aquilo (Cecilia Meirelles);
· O elefantinho (Vinicius de Moraes);
muito bom
ResponderExcluirExcelente!
ResponderExcluirExcelente!
ResponderExcluirExcelente!
ResponderExcluir