sexta-feira, 5 de julho de 2019

Projeto: Maleta Viajante

O Projeto Maleta Viajante foi uma ideia da Coordenadora de Creches da minha cidade e ideia boa a gente coloca em prática!!!
Público-alvo: Alunos da Educação Infantil

Período: Durante o ano letivo

Justificativa:
              A leitura tem o poder de transformar vidas, influenciar atitudes e revolucionar a forma de expressão de um povo. O indivíduo que sabe fazer uma leitura adequada não apenas do livro, mas do mundo a sua volta através do entendimento daquilo expressado na escrita influencia todos ao seu redor.
             O hábito da leitura deve ser estimulado desde a infância para que o indivíduo aprenda que ler é algo importante e, acima de tudo, prazeroso.
            A formação de crianças leitoras começa muito cedo, sendo a família a primeira instituição a promover e a colaborar nessa formação. Alguns estudos põem em evidência o papel desempenhado pela família da criança, na formação do gosto pela leitura e de hábitos de leitura.
Objetivo geral: 
  • Aproximar as crianças do universo da literatura para que elas possam reparar na beleza das imagens, relacionarem textos e ilustrações, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões.
Objetivos específicos:
  • Levar o livro até a família e desenvolver o interesse das crianças pela leitura;
  • Proporcionar situações de leitura compartilhada definindo preferências e construindo critérios próprios para escolher o que vão ler.
  • Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura.
  • Familiarizá-los com histórias e ampliar seus repertórios.
  • Observação e manuseio de livros.
  • Desenvolver na criança a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.
  • Incentivar a família a ler alguma coisa para eles em casa.
  • Realizar leitura de imagens.
  • Levar a criança a interpretar o que ouve, responder de maneira lógica ao que lhe é perguntado e desenvolver o pensamento lógico e sua expressão
  • Permitir as crianças ampliar seu vocabulário e seus conhecimentos sobre os diversos títulos (leitura) que ouviu;

Conteúdos englobados:
  • Linguagem oral e escrita: Através da contação da história que a criança levou para casa;
  • Matemática: Sequenciarão de fatos;
  • Linguagem corporal: Através da dramatização enquanto conta a história;

Desenvolvimento:
          A Maleta Viajante, confeccionada em EVA, será enviada para casa juntamente com um livro (que a criança escolheu), uma ficha de registro, uma caixa de giz de cera e as instruções.
         Toda sexta-feira a criança deverá levar a maleta para casa e na segunda-feira a mesma deverá trazer a maleta de volta para que outra criança possa levá-la.
      O projeto será norteado pela literatura infantil, que serão previamente selecionados pelas educadoras com o intuito de oferecer livros com bons textos, com gravuras que possibilitem o encantamento, enfim, livros que possuam conteúdos de qualidade e de acordo com cada faixa etária dos alunos.
       Em casa, com a ajuda da família a historia será contada a ele, o registro deve ser feito pela criança através de desenhos.
        Depois na sala de aula, o aluno poderá apresentar para os colegas o livro que levou e mostrar o seu registro e falar o que achou da história (se gostou ou não).

Avaliação:
       Por meio de registros de atividades que acontecerá no decorrer do projeto.
       Exposição dos registros pelas crianças com fotos.

Folha de registro

Folha com as Instruções

A turma começou a fazer e estamos amando os resultados!!!
Bom final de semana!!!
Bjuss!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou???? Comente então!!!!
Se não tiver blog..deixe seu e-mail para que eu possa retornar o carinho!!!