O Menino e a borboleta
Certa vez um menino vinha andando pela rua quando viu um pequeno casulo com uma borboleta lutando para sair.
O menino ficou muito ansioso pra ver as cores da borboleta, suas asas, seu vôo que começou a soprar o pequeno casulo, pois assim a borboleta sairia mais rápido e assim aconteceu.
Mas as asas da borboleta estavam muito molhadas e ela não conseguia nem se mexer, então o menino continuou a soprar as asas da borboleta até ficarem bem sequinhas.
A borboleta então deu o seu primeiro vôo, mas não o fez por muito tempo. Logo depois de voar bem alto ela caiu. Não era capaz de voar sozinha.
O menino, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia que o casulo apertado e o esforço necessário para sair era o modo pelo qual a borboleta completaria as etapas de sua aprendizagem e assim amadureceria. Ele acelerou o processo dela tornando-a fraca e desprotegida.
Assim somos nós, adultos, na ânsia de ver as nossas crianças descobrindo novos horizontes, esquecemos de deixá-los viver cada etapa de sua vida e de sua aprendizagem para que, assim, possam se tornar pessoas mais fortes e maduras.
Ajudar é sempre necessário ao convívio com as crianças, mas devemos fazer com que elas mesmas descubram a melhor maneira de construir sua própria aprendizagem. Exigir da criança o que ela ainda não pode dar só vai torná-las inseguras, estressadas e descrentes de sua própria capacidade de caminhar sozinha.
Crianças felizes são crianças seguras!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou???? Comente então!!!!
Se não tiver blog..deixe seu e-mail para que eu possa retornar o carinho!!!