quarta-feira, 18 de julho de 2012

Separação

Uma separação entre casais é sempre um momento bastante difícil e, quando há crianças envolvidas é ainda mais complicado.
Durante o processo de separação, os filhos podem ou não perceber a tensão familiar pré-separação e cabe aos pais poupá-los sempre que possível. evitando sentimento de insegurança e desamparo. Casais separados não pdem usar os filhos como objeto de chantagem para interesses passoais. Comentários e discussões devem ser evitados na frente das crianças.
Com a separação estabelecida, a criança sente falta da rotina que envolvia o pai e a mãe e é comumela solicitar modelos antigos de convivência, que não necessariamente devem ser acatados. É importante também respeitar o sofrimento da criança pela ausencia de quem se faz menos presente, mesmo nas situações mais delicadas.
Algumas crianças, depandendo do contexto que envolve a separação, vão apresentar sintomas de estresse infantil, como regressão (se infantilizando), agressividade ou comportamentos delinquentes, como roubo, agresão física ou verbal. Poderão também adoecer ou se automutilarem (se ferir, arrancar cabelos, etc.). De qualquer forma, é preciso ficar atento à criança, pois em alguns casos, o comportamento pede ser mais silencioso, sendo necessária a avaliação de um profissional.
É importante que a criança saiba que os pais nunca serão ex- pai ou ex-mãe. O divórcio para alguns casais pode ser um caminho para a saúde familiar. Separados, alguns casais, conseguem manter uma relação mais amistosa do que vivendo juntos.
A melhor maneira de comunicar a separação para a criançaé por meio de uma conversa calma com a presença do pai e da mãe, informando quando será e como será o novo padrão de convivência, comentando sobre as mudanças da rotina da criança e reforçando que a amam, que ela não tem culpa nenhuma da situação e que isso não mudará.

Fonte: Ciranda da Diversidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou???? Comente então!!!!
Se não tiver blog..deixe seu e-mail para que eu possa retornar o carinho!!!