terça-feira, 10 de julho de 2012

Como falar de morte com crianças??

Conversar com as crianças sobre a morte é uma tarefa geradora de preocupação e receio, pois vivemos no contexto social em que evitamos esse assunto.
A morte de uma pessoa querida para a criança pode ser entendida como algo transitório e reversível, ou seja, ela acha que a pessoa poderá voltar a qualquer momento. Dependendo de sua idade, a criança pode relacionar a morte a castigos por algo que a pessoa tenha feito.
O ideal é avaliar o nível de compreensão da criança e sua capacidade de abstração para abordar o tema. Tratar do assunto de maneira natural, tranquila e esclarecedora, sempre evitar desentendimentos.
O importante é que a criança não relacione a morte a um evento fantasioso, entenda que ela é parte do desenvolvimento humano. O tema não deve ser evitado, pois é vivendo a experiência como essas que a criança se desenvolve e vai encontrando sentido para a morte e sua simbolização. também é importante que a criança entenda que devemos tratar o próximo da melhor maneira possível, enquanto a pessoa está viva, valorizando as relações saudáveis e momentos que nos tragam boas lembranças.
Fonte: Ciranda da Diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou???? Comente então!!!!
Se não tiver blog..deixe seu e-mail para que eu possa retornar o carinho!!!