quinta-feira, 28 de julho de 2011

Projeto: Folclore

Este projeto eu montei para a semana do folclore no mês de Agosto


Projeto: Folclore...
 
Público-alvo: Alunos da Educação Infantil

Período: 2 semanas (durante o mês de Agosto)

Justificativa:

Na idade pré-escolar, as crianças passam por transições em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por reflexos e instintos, com uma nova fase: a linguagem. Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Por isso a importância de se trabalhar o Folclore.
Folclore é como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc.
Essas peças é que formam o jogo chamado cultura. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço pré-escolar.

Objetivo geral:
  • Conhecer as diferentes manifestações do folclore brasileiro;

Objetivos específicos:
  • Conhecer as lendas, parlendas, cantigas, brinquedos, brincadeiras e músicas do folclore brasileiro; 
  • Desenvolver a linguagem oral; 
  • Desenvolver a coordenação motora; 
  • Incentivar a leitura; 
  • Estimular o raciocínio e a atenção; 
  • Desenvolver o gosto por músicas e brincadeiras próprias do folclore;

Conteúdos englobados:
  • Linguagem: através de músicas, jogos, lendas e parlendas relacionadas ao tema; 
  • Matemática: através das brincadeiras; 
  • Artes: Pinturas e desenhos e dobraduras relacionados ao tema; 
  • Linguagem corporal: Através das brincadeiras no parquinho e das músicas;

Dicas de Desenvolvimento:
  • Contar lendas do folclore (Saci, Mula sem cabeça, Iara, Negrinho do pastoreio, Curupira...); 
  • Cantar músicas do folclore (escravos de Jó, borboletinha...); 
  • Ensinar brincadeiras (amarelinha, roda, pular corda, soltar pipa e pião) que fazem parte do folclore; 
  • Montar cartazes com lendas e parlendas do folclore; 
  • Fazer atividades com dobraduras sobre o folclore;

Culminância
  • Exposição com os trabalhos dos alunos sobre o folclore e apresentação dos alunos; 
  • A avaliação será continuada levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento dos alunos com as atividades do tema;

4 comentários:

Gostou???? Comente então!!!!
Se não tiver blog..deixe seu e-mail para que eu possa retornar o carinho!!!