quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Agressividade

A agressividade da criança, de maneira equilibrada, está presente no desenvolvimento humano. Ela passa a ser preocupante quando atinge a família ou pessoas que convivem com a criança. A escola (que muitas vezes alerta para atitudes violentas da criança) e os pais devem tomar medidas o mais cedo possível. É importante entender os motivos que justificam o comportamento agressivo de uma criança. Na maioria das vezes, esses motivos estão dentro de sua própria casa. a ações devem ser baseadas em regras e limites sem perder o carinho com a criança.
o limite faz parte da educação da criança. Muitas vezes, os pais cedem por não saberem lidar com seus filhos e assim "se livram" de um problema momentâneo.
Os pais precisam passar para os filhos regras e limites como forma de protegê-los, por isso, é preciso explicar as decisões tomadas, ser firme e passaressas decisões sempre com carinho, mas sem perder a autoridade. Dizer não à criança não deixa de ser uma forma de dar carinho e educá-la. É preciso também dedicar algumas horas do dia para brincar com ela. Dessa forma, a criança aceita com mais facilidade as regras dadas.
No momento de estabelecer limites, é preciso levar em consideração certas proposições, descritas abaixo:
  • Na comunicação com a criança, manter firmeza na voz e na expressão corporal;
  • Pai e mãe devem orientar e dar limites da mesma forma para não confundir a criança. Dê bons exemplos. Não adianta exigir da criança algo que ela não vê em sua casa, a criança é o espelho do meio em que ela vive;
  • Estimule a criança com elogios e afeto. Se necessário, alguns castigos também podem ser utilizados por um tempo limitado, como ficar sem tv, videogame ou algum passeio de que ela goste (o castigo só funciona se for algo significativo para a criança). Não bata na criança, agressividade gera agressividade.
  • Explique à criança o que é certo, o que você espera dela e o porque ela está recebendo castigo ou sendo estimulada. Essas orientações são fundamentais para que o limite seja entendido pela criança;
  • Criança deve brincar e ter atividades físicas para liberar o excesso de energia comum da infancia.
Fonte: Cirana da Diversidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou???? Comente então!!!!
Se não tiver blog..deixe seu e-mail para que eu possa retornar o carinho!!!