sábado, 18 de fevereiro de 2012

Planejamento anual para Berçário II

Este ano, com já havia dito antes, peguei uma turminha de Berçário II. Já faz muito tempo que não trabalho com crianças tão pequenininhas. A única vez foi em 2001, quando começei a trabalhar como professora. Então procurei uma das professoras do Berçário e a orientadora da creche. Elas me deram várias dicas e um planejamento para trabalhar com Berçário. Também procurei na internet e com todas estas informações, montei o meu planejamento para Berçário II.


Planejamento anual 2012
Berçário II

Introdução
            Observa-se que é nessa faixa etária que um marco se evidencia no brinquedo simbólico, o faz-de-conta. A fala, que agora se destaca, é a manifestação mais real e mais clara da função simbólica. Nesse momento a criança fará uma série de acomodações em busca de maior compreensão do mundo que a rodeia. Surge então, a intervenção do educador oferecendo atividades motoras, de experiências físicas, de exploração do seu corpo e dos objetos.
                O brincar de faz-de-conta é fundamental: imitar pessoas, animais, situações diferentes, construir sua história de vida e outras pequenas histórias, além de participar de atividades de curta duração que envolve o coletivo, e de momentos para pequenas negociações e limites: permitindo-lhe assim, maior descontração e autonomia.

Objetivos
  • Experimentar e utilizar os recursos que dispõe para satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados e agindo com expressiva autonomia;
  • Desenvolver as percepções visual, olfativa, tátil auditiva e gustativa; 
  •  Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo; 
  • Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação; 
  •  Ouvir, perceber e descriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais; 
  • Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, ampliando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artísticas; 
  •  Observar e identificar imagens diversas; 
  •  Interessar-se por histórias; 
  •  Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contatos com pequenos animais, com plantas e objetos, manifestando curiosidade e interesse; 
  •  Perceber as funções das partes do corpo e exercer um controle sobre elas; 
  •  Socializar; 
  •  Recrear; 
  •  Descobrir e escrever as propriedades físicas dos objetos;
 
Habilidades a serem desenvolvidas 


 Formação pessoal e social
  • Identidade e autonomia
- Reconhecer-se pelo nome, sem apelidos e também se reconhecer como parte pertencente a um grupo social onde se tem regras de convivência que devem ser cumpridas;
- Chamadinha;
- Atividades com fotos e pinturas;
- brincadeiras de faz-de-conta;
- Brincadeiras com espelho;
- Regras de convivência (que devem ser colocadas aos alunos de acordo com a faixa etária);
  • Expressividade
- Realizar, na hora do banho, massagens, estimulação das palmas das mãos e dos pés, movimentos na água junto com a criança etc;
- Favorecer o desenvolvimento oral e corporal por meio da música, juntamente com as atividades de higiene, trocas, alimentação etc.;
- Proporcionar brincadeiras de roda, esconde-esconde e outras para permitir o desenvolvimento da oralidade, da espontaneidade e da socialização da criança;
- Utilizar brincadeiras com música para estimular as crianças na manutenção de boa postura (importante que o professor tome cuidados com sua própria postura, pois a criança age por imitação do adulto);
- Fazer uso de atividades no espelho, trabalhando a expressividade de cada um: as crianças farão caretas, mímicas, enfim, brincarão com a própria imagem;
- Desenvolver atividades relacionadas aos jogos de imitação e mímica;
- Hora da rodinha com histórias, músicas, etc;
- Brincadeiras ao ar livre;
- Brincadeiras livres e banho de sol (de acordo com as condições climáticas);
- Passeio externo ou interno;
- Brincadeiras coletivas ou opções individuais (organização de diferentes materiais para interação das crianças)

 
Conhecimento do mundo
  • Corpo e movimento;
- Brincar em rodinhas levando a criança a levantar-se, sentar-se, andar, deitar, correr etc.;
- Contar histórias e pedir que as crianças participem com gestos e mímicas, dramatizando-as;
- Organizar atividades onde a criança possa manipular grandes e pequenos objetos, pular obstáculos,  andar para frente e para trás, empurrar objetos, encaixar etc.;
- Proporcionar brincadeiras de estátua, fique onde está, corre-cotia, coelhinho na toca etc.;
- Propor brincadeiras diversas com corda elástica, bambolês, garrafas plásticas, colchões, bastões, bolas etc.
 
  • Linguagem oral e escrita;
- Conversar e cantar, frequentemente, com o bebê para intensificar a relação afetiva e desenvolver a linguagem;
- Instigar a emissão de sons e a pronúncia de pequenas palavras carregadas de significado para o bebê;
- Incentivar a fala da criança nos diálogos, nas rodinhas etc.;
- Dialogar, na troca de roupas e na hora do banho, deixando a criança expressar verbalmente suas ideias e conhecimento do mundo com liberdade;
- Disponibilizar livros e revistas para folhear e nomear figuras, personagens, gravuras e reconhecer a linguagem escrita;
- Contar histórias e levar a criança a comentar;
- Proporcionar dramatizações com máscaras, fantoches, mímicas, imitar voz de personagens, animais;
- Propiciar brincadeiras de teatrinho usando roupas, sapatos, bolsas e outros objetos de adulto, deixando que as crianças criem diversas situações;
- Deixar que a criança se expresse livremente em histórias, parlendas etc.;
- Estimular a interação com outras crianças e adultos;
- Deixar a criança transmitir recados simples;
- Levar a criança a falar o nome das pessoas e objetos que estão por perto, pronunciando corretamente as palavras;
- Trabalhar com projetos de acordo com a faixa etária;
- Propiciar jogos de percepção e observação em situações cotidianas;
- Proporcionar momento de conto de histórias em ambientes diversificados (debaixo de árvores, antes de dormir etc.);
- Direcionar a ação pedagógica de forma a criar situações de fala e compreensão da linguagem (gravar fala, entrevistas com as crianças etc.);
 
  • Natureza e Sociedade;
- Propiciar às crianças a observação da diversidade de pequenos animais presentes no ambiente;
- Ampliar o repertório histórico e cultural das crianças por meio de músicas, jogos e brincadeiras dos tempos de seus pais e avós;
- Oportunizar o manuseio e a exploração de diferentes tipos de objetos;
- Propiciar a exploração dos diversos órgãos sensoriais e suas funções como a visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar para percepção do corpo e das interações que ele estabelece;
- Nomear com as crianças as partes do corpo e algumas funções de forma contextualizada, por meio de situações reais e cotidianas;
- Promover excursões pelos arredores da instituição para reconhecimento de animais, a fim de que as crianças percebam os sons produzidos, onde se abrigam, como se locomovem, como se alimentam etc.;
- Formular questões provocadoras para que as crianças manifestem suas hipóteses e encadeiem novas questões (Ex.: chuva caindo, relâmpagos, caule das plantas, tronco quebrado ou apodrecido etc.);
- Oportunizar informações em fontes variadas (livros, revistas, jornais, filmes etc.);
- Desenvolver projetos que integrem diversas dimensões do mundo social e natural.
- Imitar o som dos animais;
 
  • Artes visuais;
-  Levar a criança a imitar formas e figuras por meio da representação;
-  Proporcionar exploração de marcas, gestos e texturas;
- Confeccionar tintas e massas com a participação das crianças para observação das propriedades, possibilidades de registro e transformações;
-  Propor toques sobre diversos tipos de superfície como lixa, argila, papel liso, rugado etc.;
-  Favorecer a articulação das sensações corporais e das marcas gráficas;
- Promover impressão de marcas em papel comprido ou no chão, para que as crianças caminhem e percebam suas marcas (claras/escuras);
- Imprimir com as crianças marcas gráficas utilizando o próprio corpo;
 
  • Conhecimento Matemático;
- Oportunizar a criança brincadeiras como jogos de esconder ou de pega-pega onde um dos participantes deverá contar, enquanto espera os outros se posicionarem;
- Propor brincadeiras e cantigas que incluam diferentes formas de contagem (Ex.: a galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota um, bota dois… etc.);
- Propor situações que propiciem a troca de ideias sobre as representações;
- Propiciar a utilização de materiais como: massa de modelar de farinha de trigo com anilina;
- Construir diferentes circuitos de obstáculos com almofadas, colchonetes, pneus e panos por onde as crianças possam engatinhar ou andar;
- Possibilitar a representação do espaço numa outra dimensão (construir torres, pistas para carros e cidades, em blocos de madeira ou encaixe);
- Organizar painel com pesos e medidas das crianças para que elas observem suas diferenças (comparar o tamanho de seus pés e depois olhar os números em seus sapatos);
- Oportunizar à criança audição de músicas do folclore brasileiro, de rimas infantis, envolvendo contagem e números utilizados como forma de aproximação com a sequência numérica oral;
- Organizar o quadro de aniversariante, contendo a data do aniversário e a idade de cada criança;
- Providenciar, para cada berço, objetos (brinquedos, argolas, móbiles) para que o bebê possa observar, tocar, tendo um despertar prazeroso.
  • Linguagem musical;
- Propiciar a escuta de diferentes sons produzidos por brinquedos sonoros;
- Levar a criança a ouvir e aprender canções, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos etc.;
- Estimular a produção de sons diversos (vozes de animais, ruídos, palmas, batidas de pés…);
- Favorecer a exploração de materiais sonoros de corda, percussão e sopro;
- Promover o contato com obras musicais diversas;
- Gravar as produções e interpretações das crianças;
- Realizar, durante o banho, brincadeiras com água e brinquedos sonoros alternando som e silêncio;
- Promover passeios pelo ambiente escolar para explorar os sons de cada espaço;
- Oferecer oportunidades de ouvir e observar os sons da natureza, em atividades externas;
- Confeccionar materiais sonoros, observando o nível de habilidade das crianças do berçário;
- Contar histórias enfatizando os sons existentes;
- Proporcionar a participação em jogos e brincadeiras cantadas;
- Promover a exploração livre dos sons graves e agudos (altura), forte ou fraco (intensidade), curtos ou longos (duração);
- As melodias, as canções e acalantos têm um espaço cativo neste período. Não deve esquecer-se das parlendas como brincadeiras para desenvolvimento oral;
- Os acalantos e brincos são formas de brincar musical característico da primeira fase da vida da criança.
  •  Estimulação
A repetição e os elogios são muito importantes para que as crianças se sintam estimuladas a avançar na construção do seu conhecimento. Para isso, o educador pode utilizar atividades de estimulação como as seguintes:
- Levar a mão do nenê a acariciar o seu rosto e fazer o mesmo com sua mão no rosto do nenê;
- Carregar a criança nos braços, voltada para a frente, formando uma cadeira com seus próprios braços, ou então acomodá-la de bruços, pois assim ela terá uma maior amplitude visual;
- Fazer movimentos com objetos coloridos, que façam barulho, para que a criança ouça, observe e acompanhe;
- Pendurar objetos coloridos e sonoros (sem exagerar na quantidade) em posições diferentes e na altura que a criança possa alcançar (no início, ela só olhará para eles; mais tarde, tentará tocá-los);
- Acomodar o nenê no chão, de bruços, sobre um tapete ou cobertor, com vários objetos coloridos ou que façam barulho à sua frente; fazer um pequeno rolo com uma toalha e colocá-lo debaixo do peito do nenê, estimulando-o para que ele se mova em direção aos objetos;
- Oferecer a mamadeira para o bebê, ajudando-o a segurá-la com as duas mãos, em posição reclinada;
- Olhar sempre nos olhos dessa criança e conversar com ela;
- Procurar deixar o nenê entre 3 e 6 meses, quando acordado, em posição reclinada, apoiado em travesseiro e com suas próprias mãos colocadas à frente;
- Procurar tornar a hora do banho bem agradável, segurando o bebê firme, para que se sinta seguro. Fazer brincadeiras como bater as mãos e os pés na água, colocar objetos que fiquem boiando na banheira para chamar atenção do bebê etc.;
- Levar, sempre que possível, o bebê para passear; cantar para ele e mostrar-lhe coisas diferentes;
- Fazer a criança rolar de um lado para o outro, sempre mostrando algum objeto colorido que possa interessá-la;
- Deitar o nenê de costas; aproximar um chocalho de seus pés e fazê-lo dar chutes para movimentá-lo e produzir sons;
- Colocar o bebê em frente a um espelho durante algum tempo, chamando-lhe a atenção para que se olhe;
- Dar à criança um objeto pequeno, procurando fazê-la passar de uma à outra mão;
- Dar dois objetos pequenos ao bebê para que segure um em cada mão; tentar fazê-lo bater um no outro.
- Procure imitar o som produzido;
- Oferecer ao nenê objetos de vários tipos como: espuma, lixa, toalha, madeira, metal, borracha e outros. Se ele estranhar, apresentar o objeto em outra ocasião e em outro contexto.
- Oferecer também alimentos ou objetos variados, para que a criança possa sentir gostos e cheiros diferentes. Exemplo: açúcar, sal, limão, talco, perfume etc.;
- Permitir que a criança vá, gradativamente, pegando com as próprias mãos, pedaços de frutas, pão etc.; permitir, também, que ela mexa na comida e não se importe se ela se sujar (esta atividade é importante para que mais tarde a criança aprenda a comer sozinha);
- Acariciar, cantar e repetir sons ou gestos emitidos pela criança na hora da troca de fraldas ou do banho;
- Fazer, a partir dos sete meses, o nenê sentar-se sozinho, em posição de ioga, apoiando as mãos na frente do corpo;
- Brincar de “cuca-achou” ou “achou-sumiu” com o nenê, cobrindo o seu rosto com um pano, chamando a sua atenção e levando-o a retirar o pano. Se o nenê não entender a brincadeira, recomeçar tampando somente a metade do seu rosto. Depois, esconder o rosto do nenê e esperar que ele retire o pano. Esta brincadeira deve ser acompanhada de risos e gritos de alegria. Repetir esta brincadeira escondendo objetos de que a criança goste;
- Bater palmas, levantar os braços, fazer gestos para que a criança o acompanhe já que ela gosta de imitar gestos;
- Colocar o nenê de pé (depois dos oito meses) sobre suas próprias pernas, segurando-lhe as mãos; fazer com que ele impulsione seu corpinho para cima e para baixo, que se levante apoiando-se nas grades do berço, do quadrado, numa mesinha, chamando ou mostrando um brinquedo interessante;
- Colocar vários objetos num barbante e ensinar a criança a puxá-los (esta atividade deve ser feita com os nenês que já engatinham ou que já andem);
- Dar papel macio para que os bebês rasguem ou amassem com o cuidado para não colocar na boca.
  •   Rotina
A construção da rotina deve ser feita pela escola levando-se em conta os seguintes aspectos:
- O cotidiano na creche está impregnado de vínculos e afetos nas atividades como comer, dormir, trocar fraldas, dar banhos etc.;
- O educador deve diversificar ao máximo o lugar das atividades, oportunizando passeios, excursões, entrevistas que proporcionem  maior interação e diferentes leituras do mundo;
- As propostas devem ser desafiadoras, significativas e prazerosas, possibilitando novas descobertas;
- A diferenciação das realidades e a disponibilidade de materiais e espaços.

Avaliação
                A avaliação acontecerá durante todo o processo através de reflexão do trabalho em desenvolvimento direcionado a ação planejada.


 
“Um dos maiores danos que se pode fazer com uma criança, é leva-la a perder a confiança em sua própria capacidade de pensar.”

Emília Ferreiro


11 comentários:

  1. Amei esse material, será muito útil, me inspirarei nele para realizar um trabalho cada vez mais bonito com meus bebês!Obrigada e um abraço.

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  2. adorei,é maravilhoso poder encontrar pessoas como voce,que compartilha com alegria parabens a sua inspiraçao vira em dobro por este lindo gesto de partilha,um excelente 2013 parabens

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  3. adorei a ajuda, pois estou pela primeira vez no berçario e quero trabalhar bastante com eles

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  4. Parabéns pelo seu Blog, e parabéns também em compartilhar seus conhecimentos!! Abraços

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  5. Amei tudo. Estou trabalhando pela primeira vez com Berçário 2 e preciso muito dessas ajudas!

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  6. Boa tarde, qual a idade as crianças desse berçario II....
    josiane.neves@hotmail.com
    Grata.

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  7. Muito Bom! Me ajudou bastante. Obrigada

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