sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Projeto Meios de Transportes

Projeto: Meios de Transportes

Público-alvo: Alunos da Educação Infantil

Período: duas ou três semanas

Justificativa:
Seja na cidade ou no campo, na praia ou na fazenda, para passear, trabalhar, ir à escola ou ao supermercado, é praticamente impossível imaginar nossa vida sem algum meio de transporte.
Além de serem fundamentais para transportar pessoas, os diversos meios de transporte são importantíssimos para levar de um lugar para o outro diversos tipos de carga como alimentos, matéria-prima para produção de vários produtos, medicamentos etc.
Os meios de transporte são classificados da seguinte forma: terrestres, aquáticos e aéreos.

Objetivo geral:
Conhecer os meios de transportes e respeitar o trânsito;

Objetivos específicos:
  • Conhecer os meios de transporte aquático, terrestre e aéreo e saber diferenciá-los; 
  • Conhecer algumas regras de trânsito; 
  • Desenvolver a consciência da criança no trânsito; 
  • Identificar as cores do sinal (verde, vermelho e amarelo) e o significado de cada uma; 
  • Reconhecer a importância da faixa de pedestre; 
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade; 
  • Desenvolver a coordenação motora; 
  • Desenvolver a socialização; 
  • Conhecer os animais usados como meio de transporte; 
  • Conhecer os meios de transporte público (ônibus, metro e trem);
Conteúdos englobados:
  • Linguagem oral e escrita: meios de transportes e suas funções e regras de trânsito; 
  • Artes: Músicas que falem sobre os meios e transportes e regras de transito, confecção de meios de transportes com garrafas PET e desenvolvimento de coordenação motora. 
  • Ciências: Experiências com meios de transportes e suas funções; 
  • Matemática: Classificação por funções.
Dicas de Desenvolvimento:
  • Conversas sobre os meios de transportes que usam para chegar até a escola, os que conhecem e os que já usaram; 
  • Cartaz com os diferentes meios de transportes conhecidos (carro, moto, avião, trem, bicicleta, barco, helicóptero, caminhão e ônibus); 
  • Classificação dos meios de transportes por suas funções e onde utilizá-los; 
  • Confecção de meios de transportes com garrafas PET e materiais recicláveis; 
  • História: Santo Dumont; 
  • Filme: Carros 
  • Músicas: Atravessar a rua (XSPB1), A Traineira Mágica, O trem, Marinheiro do Barco de Vapor, Foguete, Pedalinho (Bia Bedran – Coletânea infantil) 
  • Conhecer as regras mais simples de trânsito (cinto de segurança, atravessar na faixa, obedecer a sinalização...)

Avaliação:
A avaliação será continuada levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento dos alunos com as atividades do tema;

Um comentário:

  1. É tão gratificante perceber essa paixão pela profissão, as vezes penso que sou um ser em extinção é bom ver essa vontade e amor por pessoainhas tão maravilhosas cm nossos pequeninos.Fico feliz por vc.

    ResponderExcluir

Gostou???? Comente então!!!!
Se não tiver blog..deixe seu e-mail para que eu possa retornar o carinho!!!