Projeto: Meios de Transportes
Público-alvo: Alunos da Educação Infantil
Período: duas ou três semanas
Justificativa:
Seja na cidade ou no campo, na praia ou na fazenda, para passear, trabalhar, ir à escola ou ao supermercado, é praticamente impossível imaginar nossa vida sem algum meio de transporte.
Além de serem fundamentais para transportar pessoas, os diversos meios de transporte são importantíssimos para levar de um lugar para o outro diversos tipos de carga como alimentos, matéria-prima para produção de vários produtos, medicamentos etc.
Os meios de transporte são classificados da seguinte forma: terrestres, aquáticos e aéreos.
Objetivo geral:
Conhecer os meios de transportes e respeitar o trânsito;
Objetivos específicos:
- Conhecer os meios de transporte aquático, terrestre e aéreo e saber diferenciá-los;
- Conhecer algumas regras de trânsito;
- Desenvolver a consciência da criança no trânsito;
- Identificar as cores do sinal (verde, vermelho e amarelo) e o significado de cada uma;
- Reconhecer a importância da faixa de pedestre;
- Desenvolver a imaginação e a criatividade;
- Desenvolver a coordenação motora;
- Desenvolver a socialização;
- Conhecer os animais usados como meio de transporte;
- Conhecer os meios de transporte público (ônibus, metro e trem);
Conteúdos englobados:
- Linguagem oral e escrita: meios de transportes e suas funções e regras de trânsito;
- Artes: Músicas que falem sobre os meios e transportes e regras de transito, confecção de meios de transportes com garrafas PET e desenvolvimento de coordenação motora.
- Ciências: Experiências com meios de transportes e suas funções;
- Matemática: Classificação por funções.
Dicas de Desenvolvimento:
- Conversas sobre os meios de transportes que usam para chegar até a escola, os que conhecem e os que já usaram;
- Cartaz com os diferentes meios de transportes conhecidos (carro, moto, avião, trem, bicicleta, barco, helicóptero, caminhão e ônibus);
- Classificação dos meios de transportes por suas funções e onde utilizá-los;
- Confecção de meios de transportes com garrafas PET e materiais recicláveis;
- História: Santo Dumont;
- Filme: Carros
- Músicas: Atravessar a rua (XSPB1), A Traineira Mágica, O trem, Marinheiro do Barco de Vapor, Foguete, Pedalinho (Bia Bedran – Coletânea infantil)
- Conhecer as regras mais simples de trânsito (cinto de segurança, atravessar na faixa, obedecer a sinalização...)
Avaliação:
A avaliação será continuada levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento dos alunos com as atividades do tema;
É tão gratificante perceber essa paixão pela profissão, as vezes penso que sou um ser em extinção é bom ver essa vontade e amor por pessoainhas tão maravilhosas cm nossos pequeninos.Fico feliz por vc.
ResponderExcluiroiii menina linda, amei seu trabalho...parabéns!!!
ResponderExcluiramei seu trabalho
ResponderExcluirNossa muito bom e vc esta de parabéns por muitas dicas obg👏👏
ResponderExcluirNossa muito bom e vc esta de parabéns por muitas dicas obg👏👏
ResponderExcluir