Este projeto eu montei para a semana do folclore no mês de Agosto
Projeto: Folclore...
Público-alvo: Alunos da Educação Infantil
Período: 2 semanas (durante o mês de Agosto)
Justificativa:
Na idade pré-escolar, as crianças passam por transições em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por reflexos e instintos, com uma nova fase: a linguagem. Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Por isso a importância de se trabalhar o Folclore.
Folclore é como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc.
Essas peças é que formam o jogo chamado cultura. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço pré-escolar.
Objetivo geral:
- Conhecer as diferentes manifestações do folclore brasileiro;
Objetivos específicos:
- Conhecer as lendas, parlendas, cantigas, brinquedos, brincadeiras e músicas do folclore brasileiro;
- Desenvolver a linguagem oral;
- Desenvolver a coordenação motora;
- Incentivar a leitura;
- Estimular o raciocínio e a atenção;
- Desenvolver o gosto por músicas e brincadeiras próprias do folclore;
Conteúdos englobados:
- Linguagem: através de músicas, jogos, lendas e parlendas relacionadas ao tema;
- Matemática: através das brincadeiras;
- Artes: Pinturas e desenhos e dobraduras relacionados ao tema;
- Linguagem corporal: Através das brincadeiras no parquinho e das músicas;
Dicas de Desenvolvimento:
- Contar lendas do folclore (Saci, Mula sem cabeça, Iara, Negrinho do pastoreio, Curupira...);
- Cantar músicas do folclore (escravos de Jó, borboletinha...);
- Ensinar brincadeiras (amarelinha, roda, pular corda, soltar pipa e pião) que fazem parte do folclore;
- Montar cartazes com lendas e parlendas do folclore;
- Fazer atividades com dobraduras sobre o folclore;
Culminância
- Exposição com os trabalhos dos alunos sobre o folclore e apresentação dos alunos;
- A avaliação será continuada levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento dos alunos com as atividades do tema;
Amei o projeto!!! Parabéns!! Me baseei nele do começo ao fim. Obrigada!!
ResponderExcluirAmei o projeto!! Me baseei nele do começo ao fim. Parabéns!!!
ResponderExcluirda hora ... ,muito bom
ResponderExcluir