terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Planejamento Anual para Maternal I

Este ano estou com o Maternal I. Já pesquisei e montei um planejamento para este ano.




Período de adaptação
  • Desenvolver uma relação de confiança entre professor e aluno;
  • Conhecer os pais ou responsáveis pelo aluno;
 08 de Março – Dia Internacional da Mulher 
  • Reconhecer a mulher como um ser de grande importância para a criança;
  • Conhecer quais são as mulheres que fazem parte da família da criança;
 15 de Março – Dia do Circo
  • Conhecer as cores primárias (azul, amarelo e vermelho);
  • Conhecer as personagens de um circo (palhaço);
  • Desenvolver percepção tátil através de pinturas no rosto;
 As formas Geométricas
  • Conhecer as principais formas geométricas (quadrado, circulo e triângulo);
  • Relacionar as formas com objetos que encontramos no nosso dia – a – dia;
 21 de Março – Início do Outono
  • Conhecer a estação do ano e sua principal característica (as frutas)
22 de março – Dia da Água
  • Desenvolver não alunos a importância da água para a nossa vida (para que utilizamos);
  • Conhecer os animais que vivem na água;
  • Destacar formas de não sujar a água (preservação);
 25 de Março a 1° de Abril – Semana da Páscoa
  • Conhecer o que estamos comemorando na páscoa (ressurreição de Jesus cristo);
  • Aprender que Páscoa é amor é amor e respeito pelo próximo (os coleguinhas);
  • Conhecer regras de convivência com os coleguinhas;
 ·         18 de Abril – Dia do Livro Infantil
  • Conhecer as histórias pertencentes à literatura brasileira (Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Ziraldo, Maurício de Souza);
  • Desenvolver o gosto pela literatura;
 19 de Abril – Dia do Índio
  • Conhecer os costumes das  comunidades indígenas; 
  • Desenvolver percepção tátil através de pinturas no rosto e confecção de colares;
  • Desenvolver percepção gustativa através da alimentação indígena (milho, mandioca, frutas)
01 de Maio – Dia do Trabalho
  • Conhecer os diferentes profissionais dentro da Creche e suas funções;
  • Conhecer os diferentes tipos de profissões e a sua função na sociedade;
09 de maio – Dia das Mães e Família
Desenvolver noções de respeito pela família;
Conhecer os diferentes tipos de família;

·      Família na Creche
  • Aproximar as famílias dos alunos do dia – a – dia de seus filhos na creche através de atividades que envolvam sua participação ativa;
Semana do Meio Ambiente (animais, plantas e  fenômenos da Natureza)
  • Reconhecer os fenômenos da Natureza (dia/noite/chuvas/ventos...) e destacar o q devemos fazer em cada ocasião;
  • Reconhecer os diferentes tipos de animais;
  • Conhecer o ambiente em que cada espécie vive (ar, água e terra);
  • Reconhecer os diferentes tipos de plantas;
  • Conhecer as partes e fases de uma planta;
  • Desenvolver o respeito pela Natureza;
  • Conhecer atitudes que devemos ter para a preservação da natureza;
 21 de Junho – Início do Inverno
  • Conhecer a estação do ano e sua principal característica;
  • Desenvolver percepção tátil através de atividades (quente/frio) e gustativa através de alimentos que comemos no inverno;
 Cores secundárias (Explorando as cores)
  • Conhecer as cores secundárias (roxo, verde e laranja) através de experiências com a mistura das cores primárias;
 Festa julina
  • Desenvolver coordenação motora através das danças;
  • Desenvolver percepção gustativa através das comidas típicas e auditiva através das músicas; 
  •  Conhecer as roupas e histórias de festas juninas;

11 de Agosto – Dia dos Pais
  • Reconhecer a importância da família;
 Semana do Folclore
  • Conhecer os personagens do folclore brasileiro (saci, Iara, mula-sem-cabeça, curupira...);
  • Conhecer músicas, brincadeiras, trava-língua e brincadeiras do nosso folclore;
 25 de Agosto – Dia do Soldado
  • Conhecer a importância dos soldados para a proteção do nosso país;
Semana da Educação Especial Inclusiva
  • Reconhecer a importância da Inclusão de pessoas com deficiência dentro do nosso convívio social;
  • Desenvolver o respeito pelas diferenças;
Meu corpo (alimentação e higiene)
  • Conhecer o nosso corpo, sua função (manter a vida) e as suas partes;
  • Conhecer cuidados que devemos ter para mantê – lo em harmonia (noções de higiene pessoal e boa alimentação);
  • Desenvolver motricidade com atividades que envolvam movimentos simples, elaborados, amplos e danças;
7 de Setembro – Independência do Brasil;
  • Tomar conhecimento de que a partir deste dia o Brasil se tornou um país independente;
Meu nome
  • Conhecer que o nome é a primeira forma de nos identificar;
  • Conhecer as letras que compõem o próprio nome;
  • Reconhecer a primeira letra do nome (prenome);
22 de Setembro – Início da Primavera
  • Conhecer a estação do ano e sua principal característica (as flores);
23 a 30 de Setembro – Mês da Bíblia
  • Tomar conhecimento que a Bíblia é uma obra que conta a história de Deus;
  • Conhecer algumas histórias da Bíblia;
Semana da Criança
  • Proporcionar as crianças momentos de lazer, diversão e integração com as outras turmas.
 Os números
  • Conhecer a sequência numérica oralmente (1 ao 10);
  • Conhecer os números e suas quantidades (1 ao 5);
  • Relacionar números a quantidades;
  • Fazer contagens de objetos;

Meios de Comunicação
  • Relacionar os meios de comunicação conhecidos pelos alunos (telefone, televisão, rádio...); 
  • Conhecer outros meios de comunicação (internet, carta, bilhetes...);
  • Conhecer a utilidade dos diferentes meios de comunicação;
 Meios de transportes
  • Identificar os meios de transportes; 
  • Reconhecer as utilidades dos meios de transportes; 
  • Identificar regras de trânsito básicas;
 23 de Outubro – Dia da Aviação Brasileira
  • Conhecer a história de Santos Dumont (o pai da aviação brasileira);
 19 de Novembro – Dia da Bandeira
  • Conhecer a importância da Bandeira do Brasil como o principal símbolo do nosso país;
 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra
  • Reconhecer a importância da raça negra como parte da nossa cultura e da construção do povo brasileiro;
 21 de Dezembro – Início do Verão
  • Conhecer a estação do ano e sua principal característica (o calor);
 Natal
  • Conhecer o Significado do Natal;
  • Destacar os principais símbolos do Natal;


Estes tópicos serão separados e colocados ao longo dos bimestres.
Espero que ajudem vocês como, com certeza, vão me ajudar!!!
Bjus!!!



2 comentários:

  1. Primeiro ano que estou com o maternal I,estou um pouco perdida; utilizei suas ideias como auxílio para preparar meu plano anual. Adorei!
    "Felicidades"

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  2. AMEI PERFEITO..TUDO OQ EU PROCURAVA.

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