Projeto: “No céu, no ar, no mar,
os animais estão em todo o lugar”
Público-alvo: Alunos da Educação Infantil
Período: três semanas
Justificativa:
Os animais despertam o interesse natural das crianças, estão sempre no imaginário infantil (em desenhos animados, histórias, brinquedos...) e no desejo delas de estarem em contato com eles ou conhecê-los mais.
Os animais despertam o interesse natural das crianças, estão sempre no imaginário infantil (em desenhos animados, histórias, brinquedos...) e no desejo delas de estarem em contato com eles ou conhecê-los mais.
Objetivo geral:
Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
Objetivos específicos:
- Conhecer os diferentes tipos de animais;
- Conhecer a utilidade dos animais;
- Identificar os animais domésticos e selvagens;
- Desenvolver imaginação e criatividade;
- Identificar onde vivem cada tipo de animal;
- Apreciar a natureza respeitando os animais;
Conteúdos englobados:
- Linguagem: conversar sobre os animais e ampliar o vocabulário;
- Matemática: Contagem de número de patas dos animais; e tamanho dos animais(grandes e pequenos);
- Ciências: Pelagem dos animais, habitat natural dos animais;
- Artes: Confecção de brinquedos com materiais reciclados;
Dicas de Desenvolvimento:
- Lendas e parlendas sobre animais: Galinha do vizinho;
- Músicas sobre animais: Sitio do Seu Lobato, Meu pintinho;
- Histórias sobre animais: Galinha ruiva, três porquinhos, patinho feio, a Arca de Noé;
- Filmes sobre animais: Procurando Nemo, Bambi, Bumbo...
- Classificação dos animais (aquáticos, terrestres, aéreos);
- Classificar animais que podemos ou não ter em casa (domésticos e selvagens);
- “O MEU ANIMAL FAVORITO”: Cada aluno levará para casa a caixa mágica e colocará nele o seu animal preferido. Conversaremos sobre as características do animal trazido pelo aluno;
- “NOSSO MASCOTE”: A turma adotará um mascote (pode ser cachorro, gato, pato, macaco...de pelúcia). Os alunos levarão para casa o mascote e no outro dia contarão o que fizeram com o visitante.
- Trazer fotos dos animais que tem em casa para montagem de um mural e conversa sobre os cuidados com estes animais;
- Explorar texturas dos pelos dos animais (escamas, pelos, lã, casco);
- Fazer história coletiva com a turma;
- Imitar o som e os gestos dos animais;
Avaliação:
· A avaliação será continuada levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento dos alunos com as atividades do tema;
Temos que passar o conhecimento para nossas crianças,que os Animais também são seres vivos,que assim como eles precisam de nós para sobreviver,nós também precisamos deles para sobreviver e temos que dar a eles todo cuidado merecido..
ResponderExcluirAdorei tuas idéias *-*