O termo afro-brasileiro designa-se a brasileiros descendentes de africanos negros. A influência cultural afro-brasileira é abrangente e se manifesta em diversas formas. Na música e na dança, as expressões de música afro-brasileira mais conhecidas são: samba, maracatu, ijexá, coco, jongo, carimbó, lambada e maxixe. Na religião, destaca-se: Candomblé, Xangô do Nordeste, Xambá e Umbanda. Na culinária, temos a feijoada que é considerado o prato nacional do Brasil, além de acarajé, vatapá e moqueca. No esporte, a capoeira também ganha papel nacional de destaque por ter sido criada por escravos negros no Brasil durante o período colonial.
Porém, essa raça é rica por sua diversidade cultural, sofre muitas vezes com o preconceito social enraizado. Termos pejorativos como "moreno, pretinho, preto de alma branca", entre outros, são repetidos de forma inadequadas, muitas vezes, em tom de brincadeira, mas que devem ser evitados.
Os pais devem tomar medidas simples para fazer com que a criança possa criar uma forma de pensar sobre a afro-descendência:
- Verificar quais são os contextos históricos que a criança aprende na escola e se estes ensinamentos preveem uma visão ampla sobre diferentes culturas (incluindo cultura africana, nossas raízes e a formação do povo brasileiro);
- Conversar sobre as diferentes formas de beleza e não só o padrão magro, branco e loiro.
A criança deve aprender a ver beleza em diferentes raças.
Em algumas situações, a criança negra pode ser rejeitada. É importante que todas as crianças entendam que esse comportamento é errado e deve ser sempre evitado, sendo crime qualquer forma de discriminação racial.
fonte: Ciranda da Diversidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou???? Comente então!!!!
Se não tiver blog..deixe seu e-mail para que eu possa retornar o carinho!!!