Todo o professor sabe o quanto é dificil fazer os relatórios os alunos. Como expressar os avanços e as dificuldades das crianças de uma forma que não aborreçam os pais.....a gente sabe que muitas vezes isso acontece.....e que eles entendam.
Ano passado eu recebi da nossa orientadora uma folha com sugestões de frases e expressões para usar nos relatórios. Elas me ajudaram muito na elaboração dos relatórios principalmente dos alunos com mais dificuldades.
SUGESTÕES DE FRASES E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS
VOCÊ PENSA | VOCÊ ESCREVE |
O aluno não sabe | O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado. |
Não tem limites | Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois... |
É nervoso | Ainda não desenvolveu habilidades para o convívio no ambiente escolar, pois... |
Tem o costume de roubar | Apresenta dificuldades de autocontrole quando... |
É agressivo | Demonstra agressividade em situações de conflito; usa de meios físicos para alcançar o que deseja. |
É bagunceiro, relaxado, porco | Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences. |
Não sabe nada | Aprendeu algumas noções , mais necessita desenvolver... |
É largado da família | Aparenta ser desassistido pela família, pois... |
É desobediente | Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos; Tem dificuldades em cumprir regras... |
É apático, distraído | Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos |
É mentiroso | Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas. |
É fofoqueiro | Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas. |
É chiclete | É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho... |
É sonso e dissimulado | Em situações de conflito coloca-se como espectador, mesmo quando está clara a sua participação. |
É preguiçoso | Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e outras atividades. |
É mimado | Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades. |
É deprimido, isolado, anti-social | Evita o contato e o diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social. |
É tagarela | Costuma falar mais do que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio. |
Tem a boca suja | Utiliza-se de palavras pouco cordiais par repelir ou afrontar |
Possui distúrbio de comportamento | Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como... |
É egoísta | Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva |
Também coloquei algumas dicas que achei na internet.
Dicas:
- Coloque sempre as intervenções feitas para as ações apresentadas, isso ressalta o trabalho do educador em sala de aula;
- A avaliação deve sempre enfatizar os avanços e não somente os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que ele progrediu;
- Valorize e registre o desenvolvimento sócio-afetivo do aluno com relação aos professores e colegas como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos, socialização;
- Diversificar a redação de um relatório pra outro, buscando ser fiel em suas colocações. Nunca deixar um relatório igual ao outro, dá a impressão que o professor não viu nenhuma mudança com relação as atitudes da criança;
Sugestões para iniciar os relatórios:
- Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno…
- Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste…
- A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em…
- Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno…
Espero que estas dicas ajudem vocês como me ajudam!!!
Muito útil! Vou fazer propaganda
ResponderExcluirAproveito minha visita pra lhe convidar a participar da flor da aprendizagem...Basta ir no meu blog e saberás.
obrigada pela dica vai ser muito util para meus relatorios, continue assim
ResponderExcluirMuito bom!!! será de grande utilidade.
ResponderExcluirObrigada !!
ResponderExcluirUma coisa que sempre uso e acho legal é o texto final do relatório, no do meio do ano foi assim...
Continuaremos trabalhando com desempenho e pedimos a contribuição da família, realizando as atividades enviadas para casa e cooperando com todo processo educativo, garantindo assim o desenvolvimento integral da aluna nos diversos aspectos.
E do final do ano assim...
A turma é muito criativa, participativa e interessada, desejo que no próximo ano continuem surpreendendo e se desenvolvendo. Foi muito bom e especial ter conhecido cada aluno e vivenciado experiências que jamais esquecerei, certamente me aprimoraram como professora. Às famílias que no início deixaram em nossas mãos por algumas horas do dia o que elas têm de mais valioso, seus filhos, agradeço a parceria e desejo que incentivem e se dediquem aos seus pequenos nessa longa jornada escolar que eles têm pela frente, onde vocês são fundamentais.
Sou Professora de Educação Infantil do município do Rio, deixo aqui essas dicas, espero que possa ajudar alguém como esse blog me ajudou, bj